O que é Inteligência artificial (IA):
A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia com recursos poderosos transformando a maneira de como vivemos e trabalhamos, permitindo que as máquinas realizem tarefas complexas e tomem decisões de forma autônoma, muitas vezes superando a capacidade humana.
Inteligência artificial em pesquisa de mercado
IA em pesquisa de mercado, pode ajudar segmentos de mercado com base em características e comportamentos comuns. Permitindo as empresas direcionarem seus esforços de marketing de maneira mais eficiente, melhorando compreensão do seu público-alvo e desenvolvendo estratégias mais precisas, adaptando suas mensagens e otimizando custos.
Aplicações da inteligência artificial (IA) no marketing pode proporcionar :
EXEMPLOS X SEGMENTOS
Uma empresa de varejo - avaliar o comportamento dos seus consumidores em suas plataformas online. Com isso consegue personalizar suas ofertas aumentando a satisfação do cliente e suas vendas.
Uma instituição bancária - analisar dados das transações e comportamentos dos seus clientes, oferecendo produtos personalizados e além de melhorar a detecção de fraudes.
A indústria farmacêutica - acelerar o processo de descoberta e desenvolvimento de novos medicamentos. Selecionar pacientes analisando registros médicos eletrônicos para identificar pacientes elegíveis e prever quais tem maior probabilidade de responder ao tratamento indicando uma terapia inovadora. Além de prever doenças.
Existem desafios para implementação de IA mas com planejamento adequado e investimento em recursos, é possível superá-los e aproveitar os benefícios que a inteligência artificial pode oferecer.